Translate

Postagens populares

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Francisco Inácio Marcondes Homem de Mello - Barão Homem de Mello - por Alda Bernardes de Faria e Silva







Barão Homem de Melo

Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo, primeiro e único Barão de Homem de Melo, nascido em Pindamonhangaba, em 1º de maio de 1837 – falecido em 4 de janeiro de 1918 em Campo Belo (antigo nome de Itatiaia). Foi político, escritor, professor, cartógrafo, membro da Academia Brasileira de Letras e atualmente Patrono da Academia Itatiaiense de História e sem dúvida, um nobre brasileiro.
Filho do Visconde de Pindamonhangaba, o coronel da Guarda Nacional Francisco Marcondes Homem de Melo e de Ana Francisca de Melo. Muito jovem foi enviado para estudar no seminário da cidade mineira de Mariana. Concluídos os preparatórios, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde se formou em 1858.
Voltando para a terra natal, ingressou na política pelo Partido Liberal, elegendo-se vereador e logo presidindo a câmara (1860-1861).
Foi nomeado professor concursado de “História Universal” do Colégio Pedro II, na capital do Império, Rio de Janeiro, onde lecionou até 1864, quando foi exonerado, a pedido, por ter sido nomeado presidente da província de São Paulo. Iniciou então sua vida pública, interrompida com a Proclamação da República.
Retorna, então, para o magistério, à cartografia e à literatura. Foi professor de história e geografia do Colégio Militar do Rio de Janeiro e de mitologia na Escola Nacional de Belas Artes, lecionando depois história das artes.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (ingresso em 1859, dele sendo o presidente, posteriormente), do Instituto Histórico de São Paulo, do Instituto Geográfico Argentino, e da Academia Brasileira de Letras. O Barão de Homem de Melo também dirigiu a Biblioteca Nacional – dentre inúmeras outras instituições.
Ele não teve filhos, em dois casamentos. O primeiro, com sua prima Maria Joaquina Marcondes Ribas, da qual ficou viúvo, casando-se novamente com Julieta Unzer.
Dos títulos recebidos devo citar os seguintes:
- Comendador da Imperial Ordem da Rosa – 1867;
- Barão – 1877;
- Major honorário do exército brasileiro.

Vida Pública

Intensa e importante vida pública exerceu o Barão Homem de Melo. Além do cargo de vereador e do governo de São Paulo, presidiu ainda as províncias do Ceará (1865-1866), do Rio Grande do Sul(1867-1868) – quando organizou o III Exército, sob o comando do general Osório, para a luta na Guerra do Paraguai – e a da Bahia, de 1878 a 1879.
Foi deputado por São Paulo (1867-1868) – mandato cassado pela dissolução da Assembléia, restituído em 1878.
Foi diretor do Banco do Brasil em dois períodos, e ainda Inspetor da Instrução do Rio de Janeiro, cargo cumulado ao de presidente da Companhia Estrada de Ferro Rio-S.Paulo(Estrada de Ferro D. Pedro II). Foi enquanto presidente desta que recebeu o título de Barão, quando da inauguração da linha entre São Paulo e Cachoeira Paulista.
Em 1880 integrou o Gabinete Saraiva, como ministro de negócios do Império.
Barão Homem de Melo foi combativo abolicionista. Apesar de favorável à causa, não fez - se republicano – o que provocou seu afastamento da política, quando da mudança de regime.
Em 1917 o Barão Homem de Melo foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, encontrava-se altamente enfermo, com sérios problemas de saúde e onde hospedava - se na Pensão de Dona Apolinária, no Centro de Campo Belo – atual Itatiaia-RJ. E por razões óbvias de sua saúde, não chegou a tomar posse, pois faleceu antes disso, em 4 de janeiro de 1918. O primeiro médico recém-formado nesta época, Dr. Roberto Bernardes Cotrim assinou o atestado de óbito, do então ilustre Barão Homem de Melo. A antiga Estação Ferroviária Campo Belo foi denominada Estação Barão Homem de Melo, em sua homenagem e é lembrado por todos os historiadores e biógrafos brasileiros.
O nosso ilustre Presidente e Emérito Fundador da Academia Itatiaiense de História Cel. Cláudio Moreira Bento, ocupa a cadeira de n.º 01, cujo Patrono é o ilustre Barão. Suas contribuições foram notórias à Educação Pública, à Política e ao nosso relevante e aguerrido Exército Brasileiro. Meus mais sinceros agradecimentos ao nobre Cel. Cláudio Moreira Bento – Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil pelo reconhecimento e apreço. (Discurso proferido em 04 de setembro de 2010, no Centro de Reabilitação do Exército de Itatiaia Max Wolff – CRI, posse na Academia de História Militar Terrestre do Brasil)
Alda Bernardes de Faria e Silva – membro do IEV, ARDHIS, ACIDHIS, AHTMB, Academia de Letras e Artes do LIONS CLUBE do Rio de Janeiro.
Fontes de Pesquisa:
· Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo – Wikipédia, a enciclopédia livre;
· Bento, Cláudio Moreira – Biografia do Barão Homem de Mello - Anais 1993 – Academia Itatiaiense de História;
· Dicionário das Famílias Brasileiras;
Revisor do Texto: Professor Carlos Lima da Silva – membro da ACIDHIS, AHMTB;

Historiadores Itatiaienses são condecorados pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil no Centro de Recuperação - Sgto Max Wolff - CRI


No dia 04 de setembro de 2010, às 15:00 horas, realizou-se a Sessão Solene de Posse da Academia de História Militar Terrestre do Brasil da professora Alda Bernardes de Faria e Silva – Presidente da Academia Itatiaiense de História e do professor Carlos Lima da Silva – secretário e coordenador geral da ACIDHIS, no Centro de Recuperação Sargento Max Wolff – CRI – Itatiaia.
Cerca de 30 pessoas, entre civis e autoridades estiveram presentes ao evento.Várias representações estiveram presentes: da Prefeitura Municipal de Itatiaia – Sra. Dagmar de Rezende, representando o Prefeito Municipal; a Vice-Prefeita Gilda Molica de Lana; Major Fraga representou o Diretor Comandante do CRI – Cel. R1 Dr. Fernando Augusto de Araújo Oliveira; o presidente da ARDHIS – professor Marcos Cotrim de Barcellos esteve também presente; houve ainda representação do General Pujol, comandante da AMAN, fez-se representar pelo coronel Dornelles. Ainda contou-se com as presenças das professoras Eliana Gouvêa e Eliane Barros, o montanhista Paulo Zikan, arquiteta Ednamara Gouvêa, Cel. Dr. Estevão Correa Neto, Cel. Dr. Flavio Arruda, coronel Amorim e esposa; Dr. Rodolpho Kreter; D. Rosa Maria Cotrim de Barcellos, além de sua nora Carla de Carvalho. e pela AEDB – Associação Educacional Dom Bosco houve representação pelo professor Júlio Fidélis que também faz parte da AHMTB. O presidente da Academia de História Militar Terrestre Militar do Brasil, Cel. Cláudio Moreira Bento fez a oração de posse de Alda Bernardes de Faria e Silva que tomou posse como acadêmica e fez ainda a oração de posse do professor Carlos Lima da Silva como Sócio Correspondente. A Sessão terminou com os informativos dados pelo Presidente e um coquetel foi servido aos presentes.